Notícias de saúde

Risco de câncer induzido por radiação pode aumentar com a idade

22 de novembro de 2010 (Bibliomed). Ao contrário da suposição comum, o risco de câncer associado à exposição à radiação na meia-idade pode não ser menor do que o risco associado à exposição em idades mais jovens. É sabido que as crianças são mais sensíveis que os adultos aos efeitos da radiação e que têm um maior risco de desenvolver câncer induzido pela radiação do que os adultos.

Alguns dados sugerem também que, em geral, quanto mais velha a pessoa é quando exposta à radiação, menor o risco de desenvolver um câncer induzido por radiação. Por outro lado, a evidência estatística de estudos de longo prazo dos sobreviventes da bomba atômica no Japão indica que o risco de desenvolver câncer induzido por radiação não declina após os 30 anos de idade.

Para explorar esta questão, David J. Brenner, Ph.D., D.Sc., da Universidade de Columbia em Nova York, e colegas analisaram novamente os dados de sobreviventes japoneses da bomba atômica.

Os autores concluíram que o risco de câncer após a exposição na meia-idade pode aumentar para alguns tipos de tumores ao contrário da sabedoria convencional. Eles acrescentam que essas descobertas podem ter implicações práticas sobre testes diagnósticos com raios-X, que são predominantemente realizados em adultos de meia idade, bem como para as profissões que envolvem a exposição à radiação, de novo, onde a maioria das exposições ocorre na meia-idade.

Fonte: Journal of the National Cancer Institute, Volume 102, Issue 21, 2010

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários