Notícias de saúde

Radioterapia reduzida pode ser eficaz em câncer de mama inicial

07 de novembro de 2022 (Bibliomed). Mulheres com câncer de mama em estágio inicial que correm alto risco de o câncer voltar podem se sair tão bem com um curso mais curto de radioterapia, relatam os pesquisadores do GenesisCare em Farmington Hills, nos Estados Unidos.

Estudos anteriores mostraram que um curso de três semanas de radiação é tão seguro e eficaz quanto uma terapia de seis semanas para pessoas com baixo risco de câncer de mama voltar. Ainda assim, algumas pessoas com câncer de mama precoce enfrentam um risco maior de recorrência devido ao tamanho do tumor ligeiramente maior ou a outros fatores, como idade avançada.

Para essas pessoas, a radiação de toda a mama é normalmente administrada após a remoção de um tumor por meio de mastectomia e seguida por um aumento de radiação no local da cirurgia, administrado por seis a sete dias. O novo estudo mostra que o impulso pode ser dado ao mesmo tempo que o tratamento de radiação de corpo inteiro.

O estudo incluiu cerca de 2.300 pessoas com câncer de mama em estágio inicial que apresentavam um risco aumentado de recorrência do câncer de mama. Eles foram randomizados em dois grupos: um grupo recebeu radiação de mama inteira por quatro a cinco semanas, seguido por um reforço no local da mastectomia entregue em seis a sete dias, e o outro grupo recebeu radiação de mama inteira por três semanas, com o impulso para o local da cirurgia administrado ao mesmo tempo.

Houve 56 recorrências de câncer de mama após pouco mais de sete anos de acompanhamento. Não houve diferenças com base no protocolo de tratamento. Algumas questões permanecem, como se as pessoas cujo câncer se espalhou para os linfonodos também podem se beneficiar da abordagem de três semanas e se o tempo de tratamento pode ser reduzido ainda mais.

Fonte: merican Society for Radiation Oncology Annual Meeting 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários