Notícias de saúde

Cânceres de mama iniciais podem não precisar de radioterapia

14 de junho de 2023 (Bibliomed). Um estudo realizado com mulheres com 65 anos ou mais que fizeram cirurgia para pequenos tumores de mama considerados baixo risco de voltar mostrou que a radioterapia pode não ser necessária nesses casos.

Os pesquisadores descobriram que a radiação pós-cirurgia não fazia diferença em quanto tempo esses pacientes sobreviveram: após 10 anos, cerca de 81% dos participantes do estudo ainda estavam vivos, independentemente de receberam radiação. E de mulheres que morreram durante o período do estudo, poucas (13%) morreram de câncer de mama.

O estudo incluiu 1.326 pacientes com idade média de 71, todos com cirurgia para remover pequenos tumores da mama. Metade foi designada aleatoriamente para se submeter à radiação por três a cinco semanas, a outra metade não.

Após 10 anos, as taxas de sobrevivência em ambos os grupos eram quase idênticas, com apenas 81%. Poucas mulheres de ambos os grupos sofreram uma recorrência "distante" (câncer de mama que se espalhou para outras áreas do corpo): 1,6% no grupo de não radiação e 3% no grupo de radiação.

Quando se tratava de risco de recorrência local, pular a radiação aumentou as chances. Mas, mantendo a terapia hormonal também importava: entre as mulheres que não receberam radiação, o risco de uma recorrência local foi quatro vezes maior para aqueles que interromperam a terapia hormonal em algum momento, contra aqueles que continuaram. Segundo os pesquisadores, tudo significa que as decisões de tratamento precisam ser individualizadas.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2207586.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários