Notícias de saúde

Nuggets de frango contém muita gordura e sal, alertam especialistas

05 de maio de 2010 (Bibliomed). Os nuggets - ou empanados de frango - tão apreciados principalmente pelas crianças têm valor nutricional baixo e contêm excesso de gordura e sal, segundo especialistas da organização de defesa do consumidor dos Estados Unidos - Consumers Union. Além disso, muitas marcas usam, em suas embalagens, termos como "grãos integrais", "100% natural" ou "orgânico", que levam as pessoas a classificarem esses alimentos como opções saudáveis.

Pesquisadores treinados avaliaram 12 marcas de nuggets de frango e duas feitas de soja nos Estados Unidos, com o auxílio de 30 crianças com idades entre seis e 17 anos em testes de sabor. E os resultados indicaram três marcas classificadas pelos jovens como "muito boas" em relação ao sabor, mas apenas uma foi avaliada pelos especialistas como "muito boa" em nutrição - esta, não tão bem avaliada em relação ao sabor. A maioria delas continha muita gordura e, principalmente, muito sódio.

Entre os exemplos destacados pelos pesquisadores, está a marca Perdue Baked, que foi classificada como "boa" em nutrição, mas, em uma porção 90 gramas, continha 160 calorias, 8 gramas de gordura e 370 miligramas de sódio, e apenas 1 grama de fibra - apesar de anunciar "grãos integrais" na embalagem. E a Tyson’s chicken nuggets, que anuncia ser "100% natural" contém 17 gramas de gordura e 470 miligramas de sódio.

"A realidade é que muitos pais e crianças comem nuggets. Eu não diria que o que descobrimos é uma causa para evitar os nuggets, mas provavelmente há melhores escolhas alimentares", destacou a pesquisadora Gayle Williams. Por isso, os especialistas recomendam que as pessoas leiam as embalagens antes de comprar qualquer marca, buscando uma opção mais saudável. "Você quer alimentar as crianças com algo que elas gostam - e crianças gostam de empanados de frango -, mas você não quer ‘enchê-los’ com gordura e sódio. O melhor que você pode fazer é passar o olho nos rótulos e tentar rodear a refeição com frutas e vegetais", concluíram os especialistas.

Fonte: Consumer Reports Health. Edição prévia de junho de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários