Notícias de saúde

Quais os alimentos responsáveis pela maior ingestão de sal?

14 de junho de 2023 (Bibliomed). Não é segredo que o consumo de sal além do recomendado pela Organização Mundial da Saúde pode acarretar no desenvolvimento de várias doenças, incluindo problemas cardiovasculares. Mas, quais os alimentos consumidos no dia a dia mais colaboram para esses excessos?

Para solucionar essa questão, pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, usaram dados da pesquisa de saúde dos EUA para 2017 a 2018. A pesquisa pediu aos entrevistados que lembrassem o que comeram.

No topo da lista, há pizza com 5,3% da ingestão total de sódio na dieta, seguida de diferentes tipos de pães, com 4,7%. Seguindo a lista, estão cortes de frios e carnes curadas (4,6%), sopas industrializadas (4,4%), burritos e tacos (4,3%), lanches salgados (4,1%) e carnes de aves (4%).

Recuperando a metade inferior da lista e compreendendo entre 1,5% e 3,1% da ingestão de sódio são queijo, pratos misturados de macarrão, hambúrgueres, pratos misturados de carne, biscoitos, brownies e bolos, bacon, linguiças e salsichas, e nuggets de frango.

De acordo com os autores, esses resultados indicam que as campanhas de educação e rotulagem de alimentos para que as pessoas reduzissem o sal tivessem pouco impacto. Segundo eles, a identificação dessas fontes de sal superior pode ajudar a informar políticas e programas futuros projetados para reduzir a ingestão de sódio.

Fonte: Nutrients. DOI: 10.3390/nu15040831.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários