Notícias de saúde
29 de abril de 2024 (Bibliomed). Pacientes que sofrem com insuficiência cardíaca debilitante têm grande probabilidade de desenvolverem depressão. Agora, um estudo realizado no Cedars-Sinai Hospital, nos Estados Unidos, mostrou que tanto o uso de antidepressivos como psicoterapia de ativação comportamental atuam bem para aliviar os sintomas da depressão nesses pacientes.
Para o estudo, os pesquisadores acompanharam a saúde mental de mais de 400 pacientes com insuficiência cardíaca ao longo de um ano. Metade deles recebeu antidepressivos para ajudar a aliviar a depressão, enquanto a outra metade se envolveu em psicoterapia de ativação comportamental.
O resultado: cada abordagem de tratamento ajudou igualmente, com os pacientes de ambos os grupos beneficiando de uma redução média de 50% nos sintomas de depressão.
Os pesquisadores explicam que os antidepressivos são eficazes, mas alguns pacientes preferem uma abordagem não farmacêutica, e a psicoterapia de ativação comportamental pode ser adequada para eles.
No tratamento, um terapeuta ajuda o paciente a traçar uma lista de atividades que lhe trazem alegria e realização. Isso pode ser qualquer coisa, desde socializar com amigos até fazer caminhadas ou ouvir suas músicas favoritas.
A chave é fazer isso regularmente e de forma programada. No estudo, os pacientes seguiram a terapia por três meses e depois tentaram incorporá-la em suas vidas diárias. Além de ajudar a aliviar a depressão, a psicoterapia de ativação comportamental pareceu ajudar a melhorar a qualidade de vida física e mental.
Os pacientes que receberam a terapia também tiveram menos visitas ao pronto-socorro e menos dias hospitalizados, em comparação com aqueles que receberam antidepressivos.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.52094.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também