Notícias de saúde

Terapia pode aliviar depressão em pacientes com doenças cardíacas

29 de abril de 2024 (Bibliomed). Pacientes que sofrem com insuficiência cardíaca debilitante têm grande probabilidade de desenvolverem depressão. Agora, um estudo realizado no Cedars-Sinai Hospital, nos Estados Unidos, mostrou que tanto o uso de antidepressivos como psicoterapia de ativação comportamental atuam bem para aliviar os sintomas da depressão nesses pacientes.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam a saúde mental de mais de 400 pacientes com insuficiência cardíaca ao longo de um ano. Metade deles recebeu antidepressivos para ajudar a aliviar a depressão, enquanto a outra metade se envolveu em psicoterapia de ativação comportamental.

O resultado: cada abordagem de tratamento ajudou igualmente, com os pacientes de ambos os grupos beneficiando de uma redução média de 50% nos sintomas de depressão.

Os pesquisadores explicam que os antidepressivos são eficazes, mas alguns pacientes preferem uma abordagem não farmacêutica, e a psicoterapia de ativação comportamental pode ser adequada para eles.

No tratamento, um terapeuta ajuda o paciente a traçar uma lista de atividades que lhe trazem alegria e realização. Isso pode ser qualquer coisa, desde socializar com amigos até fazer caminhadas ou ouvir suas músicas favoritas.

A chave é fazer isso regularmente e de forma programada. No estudo, os pacientes seguiram a terapia por três meses e depois tentaram incorporá-la em suas vidas diárias. Além de ajudar a aliviar a depressão, a psicoterapia de ativação comportamental pareceu ajudar a melhorar a qualidade de vida física e mental.

Os pacientes que receberam a terapia também tiveram menos visitas ao pronto-socorro e menos dias hospitalizados, em comparação com aqueles que receberam antidepressivos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.52094.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários