Cientistas descobrem gene associado à queda de cabelos

27 de maio de 2009 (Bibliomed). Pesquisadores japoneses identificaram, em ratos, um gene que pode determinar o ciclo de queda de cabelo, e acreditam que esse processo pode ser o responsável pela calvície, ou alopecia, em pessoas. Em artigo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas descrevem como geraram uma linhagem de ratos sem o gene Sox21.

Nos testes, os ratos com deficiência do gene começaram a perder pelos no 11º dia de vida, começando pela cabeça e seguindo pela região das costas. Entre o 20º e o 25º dia, os animais passaram a perder pelos em todo o corpo, incluindo os bigodes. E, apesar de o pelo voltar a crescer dias depois, houve nova queda em seguida, continuando o ciclo por mais de dois anos.

Os pesquisadores explicam que esses ratos modificados apresentavam glândulas sebáceas maiores que o normal em volta do folículo capilar e uma espessa camada de células de pele durante os períodos de perda de cabelo. Segundo eles, “o gene está provavelmente envolvido com a diferenciação de células-tronco que formam a camada externa da haste capilar”.

Em exames com amostras de pele humana, os cientistas encontraram evidências do mesmo gene, o que sugere que as descobertas em testes com ratos possam ser extensivas aos humanos. “Confirmamos que o gene Sox21 é também expresso na cutícula da haste capilar em humanos”, disse o pesquisador Yumiko Saga. “Esses resultados indicam que o gene Sox21 pode ser responsável por algumas condições de perda de cabelo em humanos”.

Fonte: EurekAlert. Public release. 26 de maio de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.