Notícias de saúde

Pesquisadores confirmam a ligação entre calvície e câncer de pele

05 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Surgiram novas evidências convincentes que estabelecem por que pessoas com perda de cabelo podem ser mais suscetíveis a cânceres de pele letais. Os pesquisadores lideraram uma investigação abrangente sobre a relação entre a calvície masculina padrão e os cânceres de pele. Suas descobertas foram publicadas na revista Nature Communications.

Os pesquisadores analisaram dados genéticos de mais de 29.000 casos de melanoma e câncer ceratinocítico, disponíveis no estudo QSkin e no Instituto de Melanoma da Austrália. Eles também incorporaram descobertas genéticas em grande escala sobre testosterona e perda de cabelo, para estabelecer se os genes que predispõem as pessoas a terem altos níveis de testosterona ou a ficarem calvas afetam o risco de ocorrência de câncer de pele.

A análise confirmou uma forte ligação entre a calvície e os cânceres de pele, e descobriu que isso se devia principalmente a uma maior exposição ao sol. No entanto, os genes ligados à perda de cabelo e à cor da pele também parecem desempenhar um papel.

Não se encontraram evidências de que os níveis de testosterona desempenhem um papel significativo na relação entre a calvície e o câncer de pele. Curiosamente, encontrou-se uma sobreposição entre os genes que causam a perda de cabelo e os genes que afetam a cor ou pigmentação da pele. A cor da pele é um fator de risco conhecido para o câncer de pele, e esses resultados sugerem que a pigmentação também pode contribuir para esse aumento de risco em pessoas com perda de cabelo.

Segundo os pesquisadores, a explicação mais óbvia seria que pessoas com perda de cabelo recebem uma exposição maior ao sol na cabeça e no pescoço. Embora a explicação possa parecer evidente, a equipe de pesquisa precisou realizar extensas análises genéticas para fornecer informações baseadas em evidências sobre a relação entre a calvície e o câncer de pele.

As descobertas genéticas foram apoiadas por uma análise adicional dos cânceres de pele em pessoas com perda de cabelo, categorizados por região anatômica. Descobriu-se que a calvície está associada a um risco elevado de desenvolver cânceres de pele na região da cabeça e do pescoço, uma vez que pessoas com perda de cabelo provavelmente recebem mais exposição ao sol nessas partes do corpo.

Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-023-41231-8.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários