Notícias de saúde

Teste Para Dor de Cabeça Via Internet é Eficaz, Diz Estudo

LONDRES (Reuters) - Agora é possível tratar dor de cabeça com um click no mouse. Uma nova pesquisa apresentada na terça-feira mostrou que um teste de avaliação para dor de cabeça baseado na Web pode ajudar médicos e pacientes a melhorar o diagnóstico e o tratamento de uma das doenças humanas mais comuns.

O Teste de Impacto da Dor de Cabeça (HIT, sigla para Headache Impact Test), desenvolvido pelo empresa norte-americana QualityMetric Inc. e pela gigante farmacêutica Glaxo Wellcome Plc, é um questionário baseado na Internet que mede a severidade e o impacto das dores de cabeça.

Os quatro estudos apresentados na conferência Headache 2000 (Dor de Cabeça 2000), em Londres, verificaram que o teste ajudou a avaliar a gravidade da dor de cabeça em mais de mil pacientes, assim como diagnosticar a enxaqueca. O teste também pode ajudar a acompanhar o progresso dos pacientes com o passar do tempo.

"Muitos pacientes com dor de cabeça não conseguem ter a qualidade de vida que poderiam esperar e sofrem desnecessariamente", disse Andrew Dowson, do King's College Hospital, em Londres.

"Um dos problemas principais é que muitos pacientes têm dificuldade em informar seu grau de incapacidade aos médicos. Novas ferramentas de avaliação desse tipo podem melhorar muito a situação", afirmou.

O teste mede a gravidade da dor de cabeça e a intensidade da limitação da capacidade funcional do paciente. Quanto maior a marca em questões sérias, mais graves são os problemas.

O HIT pode ser encontrado na Internet no endereço http://www.amihealthy.com

Estima-se que 96 por cento de mulheres e 91 por cento dos homens tenham algum tipo de dor de cabeça durante a vida. A gravidade varia de um desconforto suave a uma dor incapacitante. Dores de cabeça localizadas, associadas à tensão e enxaqueca afetam 120 milhões de pessoas no mundo desenvolvido e estão entre os tipos mais comuns.

As dores de cabeça podem ser o problema primário ou o sinal de algo mais sério, como um tumor. "Enquanto não encontramos a cura para a dor de cabeça vamos aumentar as formas de entender os distúrbios que afetam tantas pessoas no mundo", disse o presidente da conferência, Timothy Steiner, da Escola de Medicina do Imperial College, em Londres.

Cerca de 2 mil pessoas entre médicos, especialistas e pacientes que sofrem com a dor de cabeça estão participando da conferência de cinco dias que tem entre seus organizadores a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários