Notícias de saúde

Dengue: quais medicamentos não tomar

06 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também pode transmitir a Zika e a Chikungunya. O mosquito se reproduz onde há água parada, por isso, é fundamental cuidar da casa e dos quintais para que não fiquem focos de água parada que podem se tornar criadouros de mosquitos.

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. Na forma clássica, o paciente desenvolve sintomas como febre alta, dores de cabeça, atrás dos olhos, nos músculos e nas articulações, além de prostração. Já nos casos hemorrágicos, considerados graves, há a presença de dor abdominal intensa, sangramentos nas gengivas ou nariz, além de vômito persistente e presença de sangue nas fezes.

Quando se há suspeita de dengue, a automedicação deve ser evitada. Medicamentos que pertencem à classe dos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que envolvem analgésicos e antitérmicos comuns encontrados em farmácias sem a necessidade de receita médicas, devem ser evitados, pois aumentam o risco de hemorragia. Entre os mais comuns estão o ibuprofeno, o cetoprofeno, o ácido acetilsalicílico (aspirina, AAS), o naproxeno, o ?piroxicam, o ?diclofenaco, a ?nimesulida e a ?indometacina. Corticoide, como prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona, também devem ser evitados.

O uso desses medicamentos pode afetar o funcionamento das plaquetas, que são responsáveis pela coagulação do sangue. Como o vírus da dengue pode destruir as plaquetas, sem a possibilidade de coagulação, ocorrem hemorragias.

Em casos de suspeita de dengue, deve-se procurar auxílio médico para fazer o teste e receber as orientações adequadas. É importante manter a hidratação, fazendo uso de água e soro (1 litro de água filtrada, uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar).

Na rede privada, está disponível a vacina contra a dengue, que será incorporada ainda este ano no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Enquanto isso ainda não acontece, o ideal é evitar a propagação do mosquito, mantendo o quintal sempre limpo e livre de água parada. Optar por roupas fechadas e usar repelentes também são estratégias de prevenção, assim como colocar mosquiteiros nas janelas e repelentes de ambiente nos cômodos da casa.

Fonte: Equipe Editorial Bibliomed.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários