Notícias de saúde

Fast food aumenta o peso, mas também a felicidade das crianças, diz estudo

16 de abril de 2009 (Bibliomed). Sanduíches, batatas fritas, pizzas e refrigerantes podem aumentar o risco de obesidade entre as crianças, mas também as deixam mais felizes, segundo estudo americano e chinês publicado no Journal of Happiness Studies.

Baseado nos resultados, o pesquisador Hung-Hao Chang, da Universidade Nacional de Taiwan, destaca que programas de combate à obesidade infantil focados na redução do consumo desses alimentos têm mais probabilidade de dar certo se procurarem manter as crianças felizes de outra forma.

Avaliando dados de uma pesquisa nacional realizada em Taiwan em 2001, incluindo mais de 2,3 mil crianças com idade de dois a 12 anos – um quarto delas, com sobrepeso ou obesas –, os pesquisadores notaram que 19% se sentiam, às vezes ou frequentemente, infelizes, tristes ou deprimidas. Mas aquelas que consumiam fast food e refrigerantes teriam menos chances de se sentirem infelizes.

“Um crescente corpo de literatura tem examinado os determinantes na obesidade infantil, mas pouco se sabe sobre o bem-estar subjetivo das crianças”, destacou o autor. E, segundo ele, o novo estudo mostrou que “o consumo de fast food e refrigerantes tende a estar positivamente associado com o aumento do risco das crianças estarem com sobrepeso, mas é também negativamente associado com seu grau de infelicidade”.

Fonte: Journal of Happiness Studies. 21 de março de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários