Notícias de saúde
08 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Um estudo publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas revelou que quase seis em cada dez casos de demência no Brasil poderiam ser prevenidos. Os pesquisadores analisaram dados de quase 10 mil brasileiros com mais de 50 anos e identificaram 14 fatores de risco modificáveis, ou seja, aspectos que podem ser prevenidos ou tratados ao longo da vida.
Entre os principais fatores ligados à demência estão: baixa escolaridade, problemas de visão não tratados e depressão na meia-idade. Outros pontos incluem pressão alta, diabetes, tabagismo, sedentarismo e exposição à poluição.
Segundo o estudo, melhorar a educação, garantir o tratamento de doenças oculares, cuidar da saúde mental e manter hábitos saudáveis podem reduzir em até 60% a ocorrência da doença no país.
As conclusões mostram que o envelhecimento saudável depende não só da genética, mas também de investimentos em prevenção e políticas públicas voltadas à educação, ao controle de doenças crônicas e à redução das desigualdades.
Agir cedo — desde a infância até a vida adulta — é essencial para proteger o cérebro e reduzir o impacto da demência nas famílias e no sistema de saúde.
Fonte: The Lancet Regional Health – Americas. DOI:10.1016/j.lana.2025.101209.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias