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16 de abril de 2010 (Bibliomed). Comidas como hambúrgueres, batatas fritas e pizzas - os chamados fast foods -, além de serem inimigos da dieta, associados ao ganho de peso, podem nos deixar impacientes e mais propensos a buscar gratificação imediata, segundo estudo da Universidade de Toronto, no Canadá. Realizando três experimentos com mais de 200 pessoas no total, os pesquisadores observaram que a exposição a símbolos do fast food podem gerar impaciência nas pessoas e dificuldade de adiar recompensas - causando, por exemplo, dificuldade em economizar dinheiro para ter um maior ganho futuro.
Em pesquisa com 57 estudantes universitários, os especialistas observaram que a exposição a símbolos do fast food aumentava a velocidade de leitura, mesmo quando os voluntários não eram pressionados a ler rapidamente. Nos testes, os participantes deveriam olhar para o centro de uma tela, ignorando suas extremidades - que tinham quadrados vazios ou imagens de logomarcas de redes de fast food piscando tão rapidamente que se tornavam imperceptíveis. E aqueles expostos aos símbolos do fast food apresentaram maior velocidade de leitura posteriormente.
Outro experimento envolveu 91 pessoas, que tiveram que se lembrar do momento em que comiam fast food ou da última vez em que haviam feito compras em uma mercearia; e, posteriormente, escolher entre dois tipos de produtos: aqueles que economizavam tempo (como o combinado xampu-condicionador) e os tradicionais (como um xampu normal). E aqueles que os pesquisadores pediram para se lembrar dos hambúrgueres com batatas fritas se mostraram mais propensos a escolher os produtos que economizam tempo.
Em um terceiro teste, 58 voluntários foram convidados a avaliar a estética das logomarcas de cadeias de fast food, como o McDonald’s, ou de restaurantes comuns. Posteriormente, ao terem de escolher entre guardar dinheiro e gastá-lo, os expostos às logos das lanchonetes tiveram a necessidade de terem taxas de juros semanais bem mais altas para guardar o dinheiro do que os outros participantes. Segundo os autores, isso mostra que esses voluntários têm mais dificuldade de adiar a gratificação para receber maior benefício futuro.
Baseados nos resultados, os pesquisadores concluíram que “a exposição ao fast food e aos símbolos relacionados reforçam uma ênfase na impaciência e na gratificação instantânea”. “O fast food pode ter um impacto muito maior sobre os comportamentos e escolhas individuais do que acreditava-se anteriormente”, destacaram os especialistas.
Fonte: Psychological Science. 19 de março de 2010.
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