Notícias de saúde

Prevalência de rinite é alta entre crianças e adolescentes brasileiros

12 de agosto de 2008 (Bibliomed). A rinite alérgica atinge cerca de 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros, segundo resultados do International Study of Asthma and Allergies, discutido, neste mês, no Congresso Nacional de Asma. A pesquisa, que avaliou a prevalência da rinite em 56 países, indicou que o Brasil está entre aqueles com os maiores índices.

No Brasil, foram avaliados mais de 80 mil questionários respondidos por adolescentes com idades entre 13 e 14 anos, e pais de crianças entre 6 e 7 anos, residentes em 20 cidades das cinco regiões.

E os estados do norte e nordeste foram apontados como os de maior prevalência da rinite alérgica, sendo Salvador a terceira maior da América Latina no ranking de casos. Além da capital baiana, outras duas cidades do estado estavam entre as mais acometidas – Vitória da Conquista e Feira de Santana.

Apesar dos índices serem maiores nos estados do norte e nordeste, as formas mais graves da doença predominaram na região sudeste. Uma das possíveis explicações, segundo os especialistas, seria a poluição ambiental dessa região.

América Latina

Para o alergista Dirceu Solé, coordenador do estudo no Brasil, os recentes estudos têm mostrado que houve um aumento significativo no número de pacientes que sofrem de alergias na América Latina.

A pesquisa mostrou que, nessa região, 67% dos pacientes têm rinite persistente (crônica) e 33% têm a forma estacional (sazonal). E, segundo o especialista, a doença é uma preocupação mundial e um problema de saúde pública – quase 50% dos latino-americanos com rinite alérgica têm sua qualidade de vida prejudicada por causa da obstrução nasal.

“A rinite alérgica interfere em diferentes intensidades no trabalho dos latino-americanos; pesquisa aponta que cerca de 52% dos pacientes relatam queda de desempenho no trabalho e na escola”, destaca o especialista.

Fonte: Tierno Press Assessoria. Press release – 06 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários