Notícias de saúde

Pandemia aumentou casos de doenças mentais em crianças e adolescentes

24 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Pesquisas emergentes sugerem que a prevalência global de doenças mentais em crianças e adolescentes aumentou consideravelmente durante o COVID-19. No entanto, a variabilidade substancial nas taxas de prevalência tem sido relatada em toda a literatura.

Em um estudo publicado na revista médica JAMA Pediatrics, objetivou-se verificar estimativas mais precisas da prevalência global de sintomas clinicamente elevados de depressão e ansiedade em crianças e adolescentes durante a pandemia COVID-19; comparar essas taxas com estimativas pré-pandemia; e examinar se fatores demográficos (por exemplo, idade, sexo), geográficos (por exemplo, região global) ou metodológicos (por exemplo, ponto de coleta de dados pandêmicos, informante de doença mental, qualidade do estudo) explicaram a variação nas taxas de prevalência entre os estudos.

Nesta metanálise de 29 estudos, incluindo 80.879 jovens em todo o mundo, as estimativas combinadas de prevalência de depressão e ansiedade em crianças e adolescentes clinicamente elevadas foram de 25,2% e 20,5%, respectivamente. A prevalência de sintomas de depressão e ansiedade durante o COVID-19 dobrou, em comparação com as estimativas pré-pandemia, e as análises dos moderadores revelaram que as taxas de prevalência foram maiores quando coletadas mais tarde na pandemia, em adolescentes mais velhos e em meninas.

Assim, as estimativas globais de doença mental infantil e adolescente observadas no primeiro ano da pandemia de COVID-19 neste estudo indicam que a prevalência aumentou significativamente, permanece alta e, portanto, merece atenção para o planejamento da recuperação da saúde mental.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2021.2482.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários