Notícias de saúde

Ronco infantil pode afetar a função cardiovascular, alertam especialistas

16 de junho de 2008 (Bibliomed). Um estudo australiano apresentado, neste mês, no congresso SLEEP 2008 indica que o ronco das crianças pode ser mais perigoso do que se acreditava, estando no mesmo nível da apnéia obstrutiva do sono, problema respiratório que afeta metade dos "roncadores" e que apresenta alta taxa de mortalidade.

De acordo com os autores da Universidade de Melbourne, os resultados do estudo, que avaliou 40 crianças, indicam que o ronco primário em crianças, assim como a apnéia, pode afetar sua função cardiovascular.

Usando a polisonografia e avaliando as taxas cardíacas das crianças, os pesquisadores notaram uma maior taxa cardíaca durante o sono entre aqueles que apresentavam apnéia grave, seguidos das crianças com ronco primário e apnéia moderada. E a variabilidade dos batimentos cardíacos era menor naqueles que roncavam, permanecendo alta, em comparação com crianças que dormiam normalmente.

"O ronco primário em crianças tem sido tradicionalmente considerado benigno, em parte porque algumas crianças crescem fora da condição sem intervenções", explica a pesquisadora Angela Jackman, líder do estudo.

Porém, os resultados sugerem que o ronco primário infantil pode apresentar riscos, e, por isso, não deve ser ignorado. "Crescente evidência, agora, sugere que a condição pode impactar a cognição, o comportamento e o desempenho acadêmico. Além disso, nossas descobertas preliminares atuais estão de acordo com as evidências emergentes de que o ronco primário em crianças pode também impactar a função cardíaca", acrescentou.

Por ser, segundo os autores, o primeiro estudo a sugerir que o ronco primário pode ter o mesmo impacto de condições respiratórias mais graves, como a apnéia obstrutiva do sono, mais estudos são necessários.

Fonte: SLEEP 2008, the 22nd Annual Meeting of the Associated Professional Sleep Societies, Westchester, Ill. 09 de junho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários