Notícias de saúde

Tratamento da apnéia pode melhorar memória de pessoas com Alzheimer

26 de setembro de 2008 (Bibliomed). A apnéia obstrutiva do sono pode agravar os problemas de memória em pessoas com doença de Alzheimer e outros tipos de demência, segundo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Porém, de acordo com os autores, o tratamento do problema respiratório pode melhorar a função cognitiva e o processamento mental dessas pessoas.

Causada pelo fechamento anormal da via aérea durante o sono, a doença ocorre quando a interreupção da respiração pela boca ou pelo nariz dura mais de 10 segundos, reduzindo a quantidade de oxigênio no sangue, o que aumenta os riscos de problemas cardiovasculares. Os sintomas mais comuns são os roncos e sonolência diurna.

Especialistas acreditam que o sono fragmentado e a redução dos níveis de oxigênio com a apnéia também aumentam a perda de memória das pessoas com demência.

Para examinar se o tratamento do problema respiratório poderia melhorar a função cognitiva desses pacientes, os pesquisadores avaliaram 52 pessoas que apresentavam as duas doenças em nível leve a moderado. Uma parte dos voluntários foi submetida a seis semanas de pressão positiva contínua nas vias aéreas, enquanto outros foram tratados com placebo durante três semanas e com o dispositivo em outras três semanas.

Após apenas três semanas de tratamento, ambos os grupos apresentaram melhoras nos testes cognitivos neuropsicológicos, em relação ao início do estudo. Os resultados sugerem melhora na capacidade verbal, na memória e em alguns aspectos como a flexibilidade cognitiva e a velocidade de processamento mental.

Apesar de mais estudos serem necessários para confirmação, os autores destacam que “os médicos que cuidam de pacientes com doença de Alzheimer devem considerar a implementação do tratamento com pressão positiva contínua nas vias aéreas quando a apnéia obstrutiva do sono está presente”.

Fonte: Journal of the American Geriatrics Society. 15 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários