Notícias de saúde
26 de dezembro de 2008 (Bibliomed). A sonolência durante o dia pode ser mais afetada pelo volume do ronco do que pela severidade da apnéia obstrutiva do sono – condição marcada por interrupções na respiração durante o sono e ronco –, segundo estudo do Hospital Nacional de Fukuoka, no Japão. De acordo com os pesquisadores, a medida objetiva da intensidade do ronco pode indicar o nível de sonolência subjetiva independente em pacientes com apnéia do sono moderada ou grave.
Avaliando mais de 500 pacientes, que sofriam de apnéia, os pesquisadores japoneses descobriram essa relação. E concluíram que uma maior intensidade de ronco pode estar associada à maior sonolência diurna nesses pacientes.
Os resultados indicaram também que a intensidade do ronco está significativamente correlacionada com idade, índice de massa corporal e índice de apnéia-hipopnéia, que mede os efeitos das apnéias nos pacientes. “Esses resultados não são surpreendentes, porque estudos anteriores em população geral mostram uma relação independente entre o grau de ronco e sono”, destacou o pesquisador Hiroshi Nakano, líder do estudo.
Fonte: Journal of Clinical Sleep Medicine. 15 de dezembro de 2008.
Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.
Veja também