Notícias de saúde

Até que ponto o uso de telefones celulares pode atrapalhar os motoristas?

27 de março de 2008 (Bibliomed). Estudos anteriores sugeriram que os motoristas que usam telefones celulares correm um maior risco de acidentes, e que o kit hands free (mãos-livres) não melhora estas chances de modo significativo.

Agora, um novo estudo publicado na revista Brain Research indica que basta ouvir alguém em um telefone celular enquanto estiver dirigindo para distrair o cérebro de modo suficiente para provocar um acidente. A pesquisa foi realizada na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, Estados Unidos.

O estudo incluiu 29 voluntários que utilizaram um simulador de direção, enquanto estavam dentro de um scanner cerebral de ressonância nuclear magnética (MRI). Os participantes dirigiam em uma ródia virtual sinuosa em duas ocasiões: uma vez sem distrações, e uma vez durante a ouvir várias frases e tentando decidir se eram verdadeiras ou falsas.

Os pesquisadores descobriram que, no segundo cenário, ocorria uma queda de 37% na atividade no lobo parietal do cérebro, envolvido na coordenação espacial e direção. Esta mudança na atividade cerebral foi acompanhada por um aumento nos erros de direção, com maior possibilidade de colidirem com o guardrail virtual.

Os investigadores acreditam que conversar em um telefone celular pode produzir mais distração do que ouvir música ou conversar com outro passageiro do veículo. Esta diferença estaria ligada ao fato que uma conversa telefônica exige uma determinada atitude social, de tal modo que interromper a conversação, em um momento necessário para uma manobra de direção mais rápida, poderia parecer "rude" com o interlocutor. Em contraste, um passageiro no carro pode reconhecer que, em um determinado momento, o motorista necessite se concentrar na direção, e pode parar de falar. E ouvir música não exige o mesmo processamento cognitivo de uma conversação.

As novas descobertas lançam mais dúvidas sobre a crença de que o kit mãos-livres para celulares são seguros para os motoristas.

Fonte: Brain Research online. March 5, 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários