Notícias de saúde

Uso regular de celular pode aumentar risco de doenças cardiovasculares

19 de março de 2025 (Bibliomed). Usar um telefone celular regularmente pode aumentar muito o risco de doenças cardiovasculares, particularmente em fumantes e diabéticos, sugere estudo realizado na Nanfang Hospital of Southern Medical University, na China.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 444.027 indivíduos no UK Biobank que não tinham histórico de doenças cardiovasculares e que divulgaram informações sobre a frequência de uso de seus telefones celulares de 2006 a 2010. Eles definiram o uso regular de telefones celulares como pelo menos uma ligação por semana. O UK Biobank é um estudo em larga escala que recrutou mais de meio milhão de pessoas entre 37 e 73 anos em 22 centros de avaliação na Inglaterra, País de Gales e Escócia de 2006 a 2010.

No momento da inscrição, os participantes preencheram questionários com tela sensível ao toque, entrevistas presenciais e medições físicas, enquanto forneciam amostras de sangue para análises laboratoriais e genéticas.

Aproveitando os registros hospitalares e de mortalidade, os pesquisadores conseguiram acompanhar os indivíduos por uma média de 12,3 anos. Eles também investigaram o papel dos padrões de sono, sofrimento psicológico e neuroticismo.

Entre os usuários regulares de telefones celulares, o uso semanal mais longo correlacionou-se consideravelmente com o aumento do risco de um novo diagnóstico de doença cardiovascular e cada componente dela, incluindo doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial.

Os padrões de sono, sofrimento psicológico e neuroticismo mediaram significativamente 2,25% a 11,50% da associação entre o tempo de uso semanal do telefone celular e a doença cardiovascular. Além disso, os pesquisadores encontraram uma ligação entre o uso regular de telefones celulares e um tempo de uso semanal mais longo de telefones celulares com um risco maior de uma pontuação maior no teste de espessura íntima-média da carótida, uma ultrassonografia rápida e indolor da parede das artérias carótidas - um par de vasos sanguíneos importantes no pescoço que fornecem sangue ao cérebro. O acúmulo de placas pode fazer com que as camadas internas da parede fiquem mais espessas ao longo do tempo, e o aumento da espessura pode indicar um risco maior de doença cardiovascular.

De acordo com os autores, isso sugere que o uso de telefones celulares desempenha um papel no dano vascular, um dos mecanismos pelos quais afeta o risco de doença cardiovascular.

Fonte: Canadian Journal of Cardiology. DOI: 10.1016/j.cjca.2024.06.006.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários