Notícias de saúde
05 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Até 20% das pessoas em todo o mundo apresentam alergia a animais de estimação, e novos estudos mostram que é praticamente impossível ficar longe dos fatores que desencadeiam as crises, já que até nas casas onde não há animais foi encontrado alérgenos de cães e gatos.
As reações a animais de estimação são causadas por minúsculas partículas alergênicas encontradas na pele, saliva e urina dos animais. Essas partículas são facilmente transportadas pelo ar, fazendo com que estejam presentes em praticamente todos os lugares, mesmo 30 semanas após a retirada do animal ou de uma limpeza completa.
Estudos indicam que a exposição precoce e constante e animais de estimação podem reduzir o risco de alergias, mas mais estudos estão sendo realizados para entender como funcionaria a exposição de pessoas que já sofrem com alergias.
Os sintomas de alergia a animais podem incluir espirros, coriza ou congestão nasal; olhos vermelhos, coceira ou lacrimejantes; tosse, chiado ou falta de ar; reações cutâneas como urticária ou eczema; piora dos sintomas de asma. O diagnóstico e tratamento são realizados por um alergista.
Fonte: American College Of Allergy Asthma And Immunology Annual Meeting 2025.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias