Notícias de saúde

Produtos de limpeza pioram a asma

30 de novembro de 2007 (Bibliomed). A asma é uma doença respiratória crônica que costuma ter suas primeiras manifestações na infância. Cursa com períodos de acalmia intercalados com fases de piora dos sintomas, como falta de ar, chiera, tosse seca noturna, dentre outros. O controle da enfermidade envolve a interrupção da exposição aos desencadeantes das crises (alérgenos ambientais, exercício físico intenso, medicamentos como o ácido acetilsalicílico) e o uso regular dos fármacos prescritos pelo médico.

Um estudo publicado na revista médica American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, de Outubro de 2007, revela que a exposição a produtos de limpeza doméstica se associa a maior risco de desenvolver asma, dentre os adultos. A utilização freqüente de produtos em spray para higiene do lar, pode culminar em elevação de 30% a 50% na chance de ocorrência de manifestações asmáticas nas donas de casa.

A pesquisa incluiu a participação de mais de 22.000 indivíduos residentes em 10 nações européias. No início do acompanhamento nenhum dos participantes possuía asma, sendo que esta foi identificada em 6% destes, após 9 anos de seguimento. Confirmou-se que a exposição regular a produtos de limpeza, no formato de spray, eleva significativamente o risco de surgimento da asma na idade adulta.

Elementos químicos presentes nos produtos de higiene doméstica são capazes de desencadear sintomas asmáticos nas pessoas continuamente expostas a eles, devendo portanto ser evitados.

Fonte: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine 2007; 176: 735 – 741 (October).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários