Notícias de saúde

Exposição materna a produtos de limpeza é capaz de desencadear asma na infância

27 de dezembro de 2004 (Bibliomed). Em países desenvolvidos a prevalência dos sintomas da asma tem aumentado nos últimos anos, sendo provável que isto seja o resultado de uma exposição aumentada a fatores ambientais.

Um novo estudo, publicado no número de Janeiro de 2005 da revista Thorax, foi realizado para investigar a associação entre o uso materno de produtos contendo substâncias químicas durante o período pré-natal e a ocorrência de crises de asma na primeira infância (até os 42 meses de idade).

Investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e que analisaram o Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC), procuraram determinar a freqüência do uso de 11 produtos de limpeza contendo componentes químicos. Questionários com respostas completas foram obtidos de 7.019 de 13.971 (50%) crianças cadastradas no estudo.

Os resultados indicaram uma associação positiva entre exposição materna pré-natal a produtos de limpeza e asma na primeira infância, indicando que a exposição a estes produtos antes do nascimento do bebê poderia contribuir para o aparecimento de crises de asma .

Fonte: Thorax 2005;60:45-49

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários