Notícias de saúde
19 de agosto de 2025 (Bibliomed). Sabe-se que diminuir o volume dos fones de ouvido ou usar protetores auriculares em ambientes barulhentos reduz o risco de zumbido. Agora, novas pesquisas sugerem que comer mais frutas e fibras ou beber mais leite e café também pode evitar o zumbido irritante e persistente que pode levar as pessoas à distração.
Para a revisão das evidências, os pesquisadores reuniram dados de oito estudos anteriores que analisaram possíveis ligações entre zumbido e dieta. Os estudos envolveram mais de 300.000 pessoas. Os resultados mostraram que o aumento do consumo de certos alimentos reduziu o risco de zumbido: frutas em 35%; laticínios em 17%; cafeína em 10%; e fibra em 9%. Esses alimentos podem influenciar o risco de zumbido ao fornecer ao corpo nutrientes específicos que protegem a saúde auditiva.
Por exemplo, a cafeína pode promover a liberação de hormônios que protegem os nervos relacionados à audição, enquanto frutas e fibras podem manter os níveis de açúcar no sangue e prevenir inflamações potencialmente prejudiciais. Os pesquisadores explicam que os principais mecanismos subjacentes podem envolver os efeitos protetores dessas dietas nos vasos sanguíneos e nervos, bem como suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Fonte: The BMJ. DOI: 10.1136/bmjopen-2024-091507.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também