Notícias de saúde

Excesso de limpeza durante a pandemia pode aumentar surtos de asma

31 de março de 2021 (Bibliomed). A pandemia de coronavírus fez com que muitas pessoas a limpar os ambientes com frequência e esmero mais intensos que antes. O que aparentemente é uma coisa boa, pode estar desencadeando surtos de asma. De acordo com pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, a culpa pode estar no uso excessivo de desinfetantes.

Para o estudo, os pesquisadores realizaram uma pesquisa online com 795 adultos com asma entre maio e setembro de 2020. Eles encontraram um grande aumento nos entrevistados que disseram usar desinfetantes domésticos cinco ou mais vezes por semana: 138% para lenços desinfetantes, 121% para sprays desinfetantes, 155% para alvejantes e solução aquosa e 89% para outros líquidos de limpeza.

Os pesquisadores também observaram associações significativas entre asma não controlada e o uso frequente de desinfetantes durante a pandemia. Eles não analisaram dados sobre possíveis aumentos relacionados à asma em visitas a prestadores de cuidados de saúde ou departamentos de emergência, mas uma grande porcentagem dos entrevistados disse que teve um ataque de asma.

Os autores do estudo sugeriram que o aumento do uso de desinfetantes domésticos pode estar afetando pessoas com asma, e eles deveriam conversar com seus profissionais de saúde sobre alternativas de limpeza mais seguras. As alternativas de produtos de limpeza incluem vinagre, água e uma gota de detergente de louça, álcool 70% ou peróxido de hidrogênio.

Fonte: Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice. DOI: 10.1016/j.jaip.2020.12.038.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários