Notícias de saúde

Uso de produtos de limpeza na gravidez pode aumentar riscos de asma na criança

11 de agosto de 2008 (Bibliomed). Mulheres que usam muitos produtos de limpeza durante a gestação ou pouco depois do nascimento podem aumentar os riscos da criança desenvolver asma, segundo estudo da Universidade Brunel, na Inglaterra.

Avaliando mais de 13 mil crianças, acompanhadas do nascimento aos 16 anos de idade, os especialistas britânicos descobriram que a exposição aos produtos químicos no princípio da vida estava associada a 41% maior risco de desenvolver asma aos sete anos de idade.

Os pesquisadores especulam que as razões do problema, como já mostradas por outros estudos, podem ser explicadas pela “hipótese da higiene”, que sugere que crianças pequenas menos expostas a bactérias e poeira em casa são menos propensas a ter imunidade à asma e alergias quando forem maiores.

Porém eles destacam que os resultados do estudo indicam que as substâncias químicas presentes nesses produtos de limpeza doméstica podem ser um dos possíveis mecanismos que aumentam os riscos de asma. Mais estudos são necessários para desvendar as possíveis razões.

Fonte: IrishHealth. 07 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários