Notícias de saúde

Terapia com genes pode ser promissora contra artrite reumatóide

24 de setembro de 2007 (Bibliomed). Um dos tratamentos mais bem sucedidos contra artrite reumatóide, doença inflamatória crônica que afeta as articulações, funciona bloqueando o elemento inflamatório chamado de fator de necrose tumoral (TNF é a sigla em inglês). Agora, pesquisadores holandeses mostraram, em experimentos com animais, que o tratamento pode ser realizado com transferência de genes.

Nos testes, os pesquisadores usaram um vírus modificado, que foi injetado nas articulações inflamadas de ratos, para codificar um gene que, segundo eles, bloquearia o fator de necrose tumoral, causador das inflamações.

Quando o vírus foi injetado nas juntas inflamadas dos animais com artrite induzida, houve uma redução significativa nas patas inchadas em animais tratados, conforme publicado na edição de setembro da revista científica Annals of the Rheumatic Diseases.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Amsterdam, os resultados "demonstram que a terapia de gene usando um vírus que codifica um inibidor de TNF, injetado nas articulações inflamadas, pode ser uma intervenção segura e realizável para o tratamento da artrite reumatóide".

Por causa dos resultados encorajadores, os especialistas estão desenvolvendo agora essa intervenção para uso em pacientes. Segundo eles, devido à alta afinidade de humanos com os fatores de necrose tumoral, o efeito terapêutico pode ser até melhor nos pacientes com artrite reumatóide do que em ratos.

Fonte: Annals of the Rheumatic Diseases 2007;66:1143-1150.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários