Notícias de saúde

Combinação de medicamentos pode diminuir a fadiga na artrite reumatoide

09 de julho de 2020 (Bibliomed). O tratamento precoce e intensivo com metotrexato e prednisona pode aliviar a fadiga em pessoas com artrite reumatoide, de acordo com um novo estudo da European League Against Rheumatism (EULAR). A artrite reumatoide é uma condição que causa inflamação crônica nas articulações e essa inflamação pode levar a uma fadiga severa que não é aliviada pelo repouso.

O estudo durou dois anos e envolveu 80 pacientes com artrite reumatoide que que iniciaram um regime medicamentoso imediatamente após o diagnóstico. Eles receberam 15mg de metotrexato por semana (grupo controle) ou uma terapia combinadade 15mg de metotrexato e 30mg de cortisona (prednisona) semanalmente, que posteriormente foram reduzidos a 5mg por semana.

O metotrexato suprime a inflamação relacionada à artrite reumatoide, enquanto a prednisona facilita a dor nas articulações e a inflamação. Os pacientes que tiveram tratamento intensivo com o medicamento combinado por dois anos estavam menos cansados ​​do que os do grupo controle, embora ambos os grupos tivessem atividade semelhante da doença ao longo do tempo.

As diferenças nos níveis de fadiga entre os dois grupos pareciam aumentar ao longo do tempo, de acordo com o estudo. As descobertas ainda são preliminares, mas com base nesses resultados o EULAR recomenda a consideração precoce de tratamento intensivo, mesmo em pacientes de baixo risco com artrite reumatoide.

A artrite reumatoide afeta cerca de 1% das pessoas em todo o mundo, de acordo com a EULAR. Além da dor, o cansaço profundo reduz a qualidade de vida de muitas pessoas, ainda mais do que o inchaço das articulações. Contudo, de acordo com os especialistas, muitos médicos geralmente não prestam atenção suficiente à fadiga dos pacientes.

Fonte: EULAR 2020 - Annual European Congress of Rheumatology. Congresso Virtual. Junho de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários