Notícias de saúde

Estudo de Gene Pode Oferecer Tratamento Precoce Para Artrite

Por Ian Karleff

TORONTO (Reuters) - A descoberta de um gene que pode prognosticar a gravidade da artrite reumatóide e levar ao tratamento precoce, além de uma possível cura da doença, foi anunciada por pesquisadores canadenses.

A pesquisa, financiada parcialmente pelo Centro de Pesquisa sobre Artrite da Sociedade Canadense de Artrite, enfocou o gene IFN gama, importante no controle do sistema imune do corpo.

Conforme os cientistas, a gravidade da artrite depende das diferenças encontradas nesse gene. "Acreditamos que o gene identificado opera controlando o grau de inflamação da articulação. Atualmente, é o indicador mais poderoso reconhecido por prognosticar a gravidade da artrite reumatóide", disse Abbas Khani-Hanjani, do Laboratório de Imunologia do Hospital Geral de Vancouver.

A Sociedade de Artrite do país informou que a descoberta vai habilitar os médicos a aprimorar seus esforços no tratamento dos estágios iniciais da doença, quando os sintomas ainda são brandos, e prevenir a destruição de cartilagens, ossos, tendões e ligamentos que pode levar a deformidades graves e dor debilitante.

"É uma possibilidade de identificar prematuramente pacientes mais suscetíveis a ter uma forma grave da doença e selecionar o tratamento apropriado antes de ocorrer o dano da articulação", disse a pesquisadora-chefe da Sociedade Artrite, Diane Lacaille.

Para John Esdaile, diretor científico do Centro de Pesquisa sobre Artrite, a descoberta pode levar à cura da doença.

"A descoberta do gene ajuda a entender melhor a causa da artrite reumatóide e pode levar a novas opções de tratamento e até uma possível cura", disse Esdaile.

Edward Keystone, diretor de terapêutica avançada em artrite do Hospital Monte Sinai, em Toronto, disse ao jornal National Post que um teste genético prognosticando a desordem grave ajudaria na formulação do tratamento em estágios iniciais.

"Se soubesse que um paciente tem um prognóstico bom, não usaria medicamento tóxico. Não usaria algum dos novos biológicos que custam entre 6,7 a 11,4 mil dólares por ano", disse Keystone.

Conforme os pesquisadores, a artrite reumatóide afeta mais de 300 mil canadenses, sendo uma problema do sistema de defesa do organismo que ataca o revestimento das articulações. Isso resulta em inflamação dolorosa e danos na articulação.

O estudo será publicado em setembro da revista médica The Lancet.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários