Notícias de saúde

Ansiedade pode prejudicar memória de crianças

07 de maio de 2007 (Bibliomed). A ansiedade é uma doença psiquiátrica, caracterizada pela preocupação excessiva do indivíduo doente em diversos eventos ou atividades cotidianas (como o desempenho profissional ou escolar). Consiste num dos transtornos mentais mais comuns, ao lado dos distúrbios depressivos. Os transtornos de ansiedade atingem pessoas sem distinção de idade e sexo, contribuindo para uma piora da qualidade de vida e restrições na vida social e familiar.

Existem poucas pesquisas que avaliam a capacidade neurocognitiva em indivíduos portadores de distúrbios de ansiedade. Um grupo de pesquisadores norte americanos escreveu um estudo na revista Depression and Anxiety, no qual procuraram verificar a relação entre a ansiedade na infância e a capacidade de memória das crianças.

A pesquisa partiu de algumas hipóteses: (1) a ocorrência de deficiências de memória seria fato comum a todos os tipos de transtornos de ansiedade ou restrito a alguns tipos (ex: fobia social, ansiedade de separação e transtorno de ansiedade generalizada); (2): os transtornos de memória relacionados à ansiedade na infância são dependentes de influências genéticas já expressas ao nascimento ou de fatores ambientais familiares (história de transtorno do pânico ou depressão entre os parentes).

Os resultados apresentados revelaram que a presença de ansiedade na infância, independente do subtipo, estava associada com maior risco de surgimento de déficits de memória. A presença de história familiar de distúrbio do pânico ou de depressão, não se correlacionou com risco elevado de desenvolvimento de problemas de memória em crianças ansiosas, fato que pesa a favor da presença de fatores genéticos presentes ao nascimento, como sendo determinantes do risco de surgimento de distúrbios de memória.

Assim, os autores concluem que tais achados são relevantes para a abordagem das crianças com quadros de ansiedade, de forma que a estimulação adequada e outras medidas possam ser adotadas para se prevenir a ocorrência de distúrbios da memória.

Fonte: Depression and Anxiety 2007; 24 (2): 85 – 94.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários