Notícias de saúde

Transplante fecal pode um dia ser usado para reverter o declínio cognitivo

28 de outubro de 2020 (Bibliomed). Uma nova pesquisa sugere que os transplantes fecais podem um dia ser usados ??para reverter o declínio cognitivo que vem com o envelhecimento. Quando os pesquisadores realizaram transplantes fecais de camundongos mais velhos para mais jovens, eles descobriram que os receptores sofreram declínios no aprendizado espacial e na memória. Os autores do novo estudo sugerem que um transplante semelhante de camundongos jovens para velhos poderia reverter o declínio cognitivo.

Realizado na Universidade de East Anglia, na Grã-Bretanha, o estudo tinha como objetivo medir os os efeitos das alterações do microbioma na ansiedade, no comportamento exploratório e na memória em ratos. Os pesquisadores foram capazes de desencadear mudanças marcantes nos microbiomas de ratos jovens, realizando transplantes fecais de ratos mais velhos.

Os transplantes não tiveram impacto nos níveis de ansiedade, comportamento exploratório ou locomoção, mas testes de labirinto mostraram que as mudanças no microbioma prejudicaram o aprendizado espacial e a memória de camundongos jovens.

Os cientistas também mediram mudanças correspondentes na expressão de proteínas apreciadas com plasticidade sináptica e neurotransmissão, sendo que o procedimento teve um impacto na expressão de proteínas envolvidas nas funções-chave do hipocampo - uma parte importante do cérebro que desempenha um papel vital em uma variedade de funções, incluindo memória, aprendizagem, mas também na navegação espacial e comportamento emocional e humor. De acordo com os pesquisadores, após os transplantes, os ratos jovens começaram a se comportar como ratos mais velhos, em termos de sua função cognitiva.

Os cientistas ainda não realizaram transplantes fecais de ratos jovens para ratos velhos, mas têm esperança de que terão um efeito reverso.

Fonte: Microbiome. DOI: 10.1186/s40168-020-00914-w.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários