Notícias de saúde

Síndrome dos Ovários Policísticos: fator de risco para o Diabetes

11 de abril de 2007 (Bibliomed). A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma doença na qual se observa, entre outras manifestações, uma dificuldade ou mesmo ausência de ovulação, um dos seus principais marcos. Estudos têm demonstrado a possível relação dessa síndrome com elevações dos níveis de insulina e um aumento do risco de desenvolver diabetes nas portadoras dessa doença.

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, realizaram um estudo publicado em março deste ano no Journal of Women’s Health, para tentar estabelecer a real influência da SOP no desenvolvimento do diabetes, entre mulheres de meia – idade.

149 mulheres com SOP e 166 mulheres sem a doença, com idade entre 35 e 64 anos, foram avaliadas. Os autores notaram que entre 15,0% e 35,6%, de todos os casos de diabetes tipo II, observados entre essas mulheres, eram decorrentes da SOP. Entretanto, outros investigadores perceberam os mesmos resultados entre mulheres que desenvolveram diabetes tipo II e que não tiveram a SOP diagnosticada.

Segundo os pesquisadores, os resultados do estudo fortalecem a recomendação de que todas as mulheres com SOP deveriam ser periodicamente avaliadas quanto ao desenvolvimento do diabetes. Alem disso, confirmam a importância da identificação precoce dessa síndrome em mulheres jovens, de forma a promover intervenções no seu estilo de vida.

Fonte: Journal of Women’s Health; 16 (2): 191 – 197 (March 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários