Notícias de saúde

Obesidade aumenta risco de ovários policísticos em adolescentes

25 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Uma nova pesquisa realizada na McMaster University, no Canadá, mostra que meninas com diabetes tipo 2 podem desenvolver uma condição conhecida como síndrome dos ovários policísticos (SOP).

A síndrome ocorre quando os ovários ou as glândulas adrenais de uma mulher produzem mais hormônios masculinos do que o normal, e seus muitos sintomas incluem cistos dolorosos nos ovários, períodos irregulares, crescimento excessivo de pelos, acne, ganho de peso e infertilidade.

Para o estudo, os pesquisadores realizaram uma revisão para entender a relação entre SOP e diabetes tipo 2. Eles identificaram que, em seis estudos, 20% das meninas com diabetes tipo 2 tinham SOP. Essa taxa foi considerada pelo menos duas vezes maior do que na população adolescente em geral.

Segundo os autores, esses resultados evidenciam a necessidade de rastrear as adolescentes com sobrepeso, obesidade ou diabetes tipo 2 para a SOP, e aquelas que já têm diagnóstico da síndroma, para o diabetes. Eles aconselham, também, mudanças no estilo de vida, redução de peso e controle do diabetes.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.47454.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários