Notícias de saúde
25 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Uma nova pesquisa realizada na McMaster University, no Canadá, mostra que meninas com diabetes tipo 2 podem desenvolver uma condição conhecida como síndrome dos ovários policísticos (SOP).
A síndrome ocorre quando os ovários ou as glândulas adrenais de uma mulher produzem mais hormônios masculinos do que o normal, e seus muitos sintomas incluem cistos dolorosos nos ovários, períodos irregulares, crescimento excessivo de pelos, acne, ganho de peso e infertilidade.
Para o estudo, os pesquisadores realizaram uma revisão para entender a relação entre SOP e diabetes tipo 2. Eles identificaram que, em seis estudos, 20% das meninas com diabetes tipo 2 tinham SOP. Essa taxa foi considerada pelo menos duas vezes maior do que na população adolescente em geral.
Segundo os autores, esses resultados evidenciam a necessidade de rastrear as adolescentes com sobrepeso, obesidade ou diabetes tipo 2 para a SOP, e aquelas que já têm diagnóstico da síndroma, para o diabetes. Eles aconselham, também, mudanças no estilo de vida, redução de peso e controle do diabetes.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.47454.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também