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Dormir influencia o aprendizado e o comportamento das crianças, dizem cientistas

23 de fevereiro de 2007 (Bibliomed). Dormir bem sempre foi uma das recomendações médicas para uma boa saúde. O bom e, principalmente, o mau sono refletem indiscutivelmente em nosso humor e comportamento.

Interessados nesse assunto, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Virgínia e colaboradores publicaram um artigo sobre o tema no jornal Pediatrics, em fevereiro (2007). A pesquisa tinha como objetivo verificar a influência de um tempo de sono reduzido, assim como de distúrbios que atrapalhariam o sono, no aprendizado das crianças.

Os pesquisadores acompanharam 56 crianças entre 6 e 12 anos que tinham uma hipertrofia (aumento) da adenóide (uma estrutura do nosso corpo que quando aumentada pode dificultar a respiração) ou outro problema que prejudicasse a respiração durante o sono. Essas crianças foram acompanhadas durante seis dias, fazendo exames para avaliar como dormiam e, no sétimo, realizaram testes de memória, de conhecimentos gerais, entre outros. Todos os dias, elas faziam um diário a respeito do sono. Além disso, seus pais receberam um questionário no qual havia questões sobre seus comportamentos e se as mesmas roncavam.

Observou que as crianças que tinham um período de sono curto ou variável, que roncavam, ou que tinham dificuldades para respirar enquanto dormiam, apresentaram os piores resultados nos testes em geral.

Com isso, fica claro que dormir de menos pode ser prejudicial ao aprendizado das crianças, devendo, portanto, ser considerado pelos pais, médicos e professores.

Fonte: Pediatrics; 2 (119): 320 – 329 (February, 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

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