Notícias de saúde
18 de maio de 2011 (Bibliomed). Vovó sempre dizia que as crianças precisam dormir para crescer, e ela tem razão. Pesquisa da Universidade Emory, nos Estados Unidos, mostrou que o sono é importante no crescimento infantil. Analisando a relação entre as horas dormidas e as taxas de crescimento, os cientistas descobriram que esse está vinculado a um aumento no número total de horas diárias de sono e ao número de vezes que a criança dorme por dia.
Os períodos em que a criança cresce enquanto dorme são chamados pelos cientistas de “surtos de crescimento”, e, segundo Dra. Michelle Lampl, uma das autoras da pesquisa, os pais não precisam ficar preocupados com a irregularidade do sono nas crianças. “O comportamento irregular do sono é uma parte normal do crescimento e desenvolvimento dos seus filhos”, diz a pesquisadora.
A pesquisa mostrou que longos períodos de sono, tanto em meninos quanto em meninas, antecedem um aumento no peso e na composição de gordura corporal ligada a um aumento da altura. Para os cientistas, esses dados mostram um crescimento anabólico, e não apenas de estatura.
O estudo também mostrou diferenças nos padrões de sono relacionados ao crescimento dependendo do sexo do bebê. "Os surtos de crescimento estão mais associados com o aumento da duração do sono nos meninos, e mais com o número de ataques de sono nas meninas," diz Lampl.
Fonte: Diário da Saúde, 17 de maio de 2011
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também