Notícias de saúde

Influência social aumenta risco de AIDS

14 de novembro de 2006 (Bibliomed). O comportamento sexual dos jovens é determinado principalmente pelas influências sociais; e, em todo o mundo, estas influências são notavelmente semelhantes. Isto é o que revela artigo publicado na revista The Lancet.

O achado vem de uma análise de mais de 250 estudos sobre o comportamento sexual de adolescentes e adultos jovens, feita por pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine. Os jovens com idades entre 15 e 24 anos adquirem aproximadamente a metade das novas infecções pelo HIV no mundo.

Porém, os investigadores acreditam que as influências sociais são o que realmente determinam o comportamento sexual dos jovens, estando estas influencias relacionadas com 7 temas principais. E os mesmos temas são vistos em todas as culturas mundiais.

Os temas são:

• Os jovens decidem ter relações sexuais de risco, baseando-se no estado de higiene de seus parceiros. Esta determinação está em grande parte influenciada pela posição social e pelo comportamento do parceiro, interpretados como socialmente apropriados.

• A natureza da opção sexual de uma pessoa jovem não influencia só o uso de preservativos, como também seu comportamento sexual em geral.

• Os preservativos são estigmatizados e associados com uma falta de confiança.

• Estereótipos de gênero determinam as expectativas sociais e comportamento. Por exemplo, espera-se que os homens sejam experimentados sexualmente, enquanto espera-se que as mulheres sejam inocentes - contudo também se espera que as mulheres sejam responsáveis para prevenção da gravidez.

• A Sociedade oferece penalidades e recompensas para o sexo. Por exemplo, a gravidez de uma mulher solteira pode estigmatizá-la; contudo também pode oferecer a oportunidade de sair da casa de seus pais.

• Reputações e exibições sociais de atividade sexual ou abstinência sexual são importantes.

• Expectativas sociais impedem a comunicação sobre sexo.

Fonte: The Lancet, Nov. 4, 2006; vol 368: pp 1581-1586.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários