Notícias de saúde

Beber cerveja com moderação aumenta colesterol bom

23 de Setembro de 2002 (Bibliomed). Uma nova pesquisa encontrou relação entre o consumo moderado de álcool e a redução do risco de doença cardíaca. A novidade é que os resultados deste estudo sugerem que os níveis de colesterol bom aumentam não somente nos homens, mas também nas mulheres.

Os pesquisadores da equipe de Henk F.J. Hendriks, do Centro para Pesquisa em Nutrição e Alimentação TNO, na Holanda, avaliaram homens que tomaram quatro copos de cerveja e mulheres que consumiram três doses da bebida durante o jantar. Depois de três semanas, eles constataram que os níveis de HDL (colesterol bom) aumentaram em média 12%. Estudos anteriores já haviam demonstrado que a elevação de apenas 2% nos níveis de HDL pode diminuir o risco de doença cardíaca.

Para avaliar se o mesmo ocorria em mulheres idosas, os pesquisadores selecionaram nove mulheres com idade entre 49 e 62 anos e dez homens na faixa etária dos 45 aos 64 anos. Os especialistas mediram os níveis sanguíneos do HDL e da apolipoproteína A-1 (porção protéica do HDL responsável pelo transporte do colesterol) e também registraram os níveis de atividade da paraoxonase (PON) durante as fases de consumo de cerveja e de abstinência. A dieta total dos voluntários não foi alterada em nenhum momento.

Ao final da etapa de consumo de álcool, além de apresentarem níveis mais elevados do colesterol HDL, a taxa da apolipoproteína A-1 dos participantes subiu cerca de 9% e a atividade da paraoxonase aumentou aproximadamente 4% depois de duas semanas, em comparação com o período de abstinência.

"A elevação do nível sérico do colesterol HDL e da atividade da PON pode ser o mecanismo de ação subjacente à redução do risco cardíaco entre pessoas que consomem álcool com moderação. Isso pode ocorrer não apenas com homens de meia-idade, mas também com mulheres após a menopausa", explicaram os pesquisadores na edição de setembro da revista Alcoholism: Clinical and Experimental Research. Eles ressaltaram, no entanto, que são necessários estudos maiores para confirmar esses resultados.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários