Notícias de saúde

Bebê que nasce abaixo do peso pode ter ovulação prejudicada na adolescência

09 de Agosto de 2002 (Bibliomed). Nascer com baixo peso pode afetar a ovulação e até mesmo a fertilidade no decorrer da vida. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela equipe de Lourdes Ibanez, da Universidade de Barcelona, na Espanha, envolvendo 24 adolescentes que nasceram com peso normal (cerca de 3,3 quilos) e 25 que eram pequenas para a idade gestacional (cerca de 2,3 quilos).

Os cientistas constataram que as meninas que nascem pequenas para a idade gestacional tendem a apresentar ovários menores e a ser menos sensíveis ao hormônio folículo estimulante (FSH), que ativa a produção de óvulos. No estudo, eles observaram que 40% das garotas que nasceram com peso menor não ovulavam. Esse índice foi de apenas 4% entre as meninas que tinham peso normal no nascimento. Entre as garotas do primeiro grupo que ovulavam, esse processo biológico ocorria com menor freqüência. A explicação para esse fato é que a fase mais importante do desenvolvimento dos ovários ocorre antes do nascimento. Conseqüentemente, o crescimento insuficiente durante a gestação pode levar ao amadurecimento inadequado dessa estrutura.

O índice de ovulação diminuído foi verificado independente do tamanho das garotas na adolescência. Isso sugere que o desenvolvimento ovariano não se recupera durante a infância, o que poderia explicar alguns casos de infertilidade. Mas, em artigo publicado na edição de julho do Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, os cientistas lembraram que a possibilidade do problema persistir na fase adulta "ainda precisa ser avaliada".

O estudo também confirmou vínculos observados anteriormente entre o baixo peso ao nascer e a ocorrência de níveis elevados de vários hormônios, entre os quais a insulina. Com base nisso, os pesquisadores levantaram a hipótese de que as taxas de ovulação podem ser aumentadas com um tratamento que corrija o desequilíbrio hormonal.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários