Notícias de saúde

Italiana fica grávida duas vezes ao mesmo tempo

Belo Horizonte, 03 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). Um caso inédito e raríssimo de superfecundação em seres humanos deixou cientistas de todo o mundo espantados nas últimas semanas.

Uma italiana de 20 anos está grávida de nove meses de uma menina e, ao mesmo tempo, de seis meses, de trigêmeos. Se os dois partos de Flavia D’Angelo, que serão realizados em Roma, forem efetivados, a Medicina vai registrar o primeiro caso deste tipo da história.

A segunda gravidez da italiana foi descoberta após exames de rotina solicitados pelo médico que acompanhava a primeira gravidez. Na ocasião, Flavia estava grávida de seis meses de uma menina, que será chamada de Denise. A italiana afirmou que não fez qualquer tratamento de fertilidade.

Apesar de inusitado, o caso desperta a preocupação da jovem mãe e também de especialistas. Como o caso de dois partos não tem precedentes, ninguém sabe o que pode acontecer depois que o primeiro bebê nascer. Por enquanto, só existem suposições. Os médicos explicam que, teoricamente, é impossível ficar grávida duas vezes, já que a ovulação é interrompida com a primeira gravidez. Após esta interrupção, a ovulação só recomeça após o parto ou durante o período de amamentação.

A superfecundação é um fenômeno raro, mas já registrado em animais. O que os médicos não entendem no caso de Flavia D’Angelo é como alguém pode ovular três vezes enquanto está com uma gravidez em andamento. Os especialistas lembram que a probabilidade de nascimento de trigêmeos é de apenas um a cada seis mil partos. Menores são as chances no caso de um quarto bebê de outra gravidez. “Seria mais fácil ganhar na loteria”, sugerem os médicos.

Provavelmente, os trigêmeos devem nascer prematuros. Outra dificuldade é saber qual será a melhor técnica para o primeiro parto, de forma a reduzir os riscos para os bebês da segunda gravidez.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários