Notícias de saúde

Cientistas clonam animal doméstico pela primeira vez

Belo Horizonte, 26 de fevereiro de 2002 (Bibliomed). O desejo de ter de volta um animal de estimação morto ou perdido pode se concretizar nos próximos anos. Na semana passada, uma universidade do Texas revelou ter clonado, pela primeira vez, um gato doméstico.

O clone, que tem dois meses, foi desenvolvido dentro de um programa secreto, financiado pela empresa Sperling's Genetic Savings and Clone. A gatinha foi batizada com o nome de Copycat. A Sperling's Genetic Savings and Clone quer explorar um potencial mercado de réplicas de animais de estimação. O projeto de clonagem da Universidade A&M custou mais de US$ 3,5 milhões. Copycat entra para uma lista cada vez maior de animais de estimação clonados a partir de células adultas.

O primeiro deles foi a ovelha Dolly. Em seguida, já foram clonados porcos, cabras, bovinos e ratos, entre outros.

Copycat não é uma cópia exata de sua mãe genética. Os especialistas explicam que algumas características, como a cor dos pêlos, sofre influência de outros fatores que não são apenas genéticos. Os pesquisadores ressaltam que os donos de animais de estimação devem compreender que não se trata de uma ressurreição do bichinho querido, mas de uma reprodução. O animal clonado não tem o laço afetivo ou a memória da mãe genética.

Para obter êxito, os pesquisadores da universidade texana fizeram 188 tentativas. Dos 82 embriões implantados em oito mães-de-aluguel, apenas uma gata ficou grávida. Os pesquisadores também registraram um feto abortado. Uma das dúvidas dos pesquisadores diz respeito à saúde dos clones, que costumam ter placentas anormais que levam à morte. Os que sobrevivem à gravidez e ao parto se mostram saudáveis. No entanto, pesquisas feitas com ratos clonados mostram que os bichos morrem ainda jovens, por problemas no fígado e pulmão.

Especialistas de outras instituições de pesquisa norte-americana acreditam que a clonagem do gato doméstico pode trazer benefícios para o ser humano, já que normalmente os felinos são utilizados em pesquisas neurológicas. Há um grupo de pesquisadores que quer testar em gatos os remédios em estudo para o combate ao HIV. A clonagem também poderia ajudar a conservar espécies em extinção. Em troca do financiamento, a empresa Sperling's Genetic Savings and Clone tem a opção de licenciar com exclusividade qualquer tecnologia de clonagem de animais de estimação que for desenvolvida pela universidade.

Alguns donos de animais, na esperança de que a clonagem se torne uma realidade, já estão pagando uma empresa para armazenar as células de seus bichos de estimação.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários