Notícias de saúde

Para não abandonar seus pets, tutores podem se colocar em risco

19 de abril de 2024 (Bibliomed). Pessoas que passam por situações de violência doméstica podem evitar sair de casa por não poder levar consigo seus animais de estimação, é o que mostra um estudo realizado na Universidade James Cook, na Austrália. Os pesquisadores analisaram 42 estudos sobre o vínculo entre humanos e animais no contexto e crises pessoais. Os dados que abrangeram 27 anos.

Os resultados mostraram que o forte apego emocional entre pessoas e animais pode resultar em vulnerabilidade para ambos em circunstâncias em que esse vínculo está ameaçado. Segundo os pesquisadores, quando as pessoas são forçadas a separar-se no contexto de uma situação de crise, como desastre natural, falta de abrigo ou violência doméstica, isso pode resultar em sofrimento psicológico e risco para a sua saúde, e o bem-estar e a segurança são realmente afetados.

Os autores explicam que, em muitos casos, as pessoas colocam a si mesmas e aos seus animais de estimação em perigo quando as preocupações sobre o que fazer com um animal fazem com que adiem a fuga de casa - mesmo quando os desastres naturais são iminentes. Para eles, muitas vezes o bem-estar animal é considerado secundário para as autoridades locais, em comparação ao bem-estar humano. Contudo, para os tutores, isso não pode ser aplicado, porque eles não estão dispostos a abandoarem seus animais.

Fonte: Anthrozoös. DOI: 10.1080/08927936.2023.2287315.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários