Notícias de saúde

Doença Que Destrói Tecidos Mata 5 Pessoas no Canadá

25 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A "doença que come os tecidos" e quase matou o primeiro-ministro de Quebec, Lucien Bouchard, vitimou cinco vidas em Ontário este mês, mas as autoridades da província mais populosa do Canadá descartaram na terça-feira o risco de uma epidemia.

Bruce Kinner, chefe de serviços hospitalares em Sault Ste. Marie, Ontário, cidade portuária dos Grandes Lagos com 80.000 habitantes, a cerca de 700 quilômetros de Toronto, disse que um rapaz de 25 anos da cidade morreu no sábado da doença, conhecida como "flesh-eating disease". Outro adulto morreu esse mês na cidade de Sudbury, próxima a Sault Ste. Marie.

"Não acho que isso seja uma epidemia, mas com certeza é um aumento no número de casos que normalmente observamos", disse Don Low, microbiologista do Hospital Monte Sinai, em Toronto, que confirmou as cinco mortes.

A infecção bacteriana nem sempre resulta em morte, mas especialistas descreveram a recuperação de Bouchard, que teve uma perna amputada em 1994 após contrair a doença, como "miraculosa".

Jim Henson, criador da série televisiva "The Muppet Show", morreu da doença em 1990.

"Por razões que não são claras, às vezes, (ela) causa doenças como faringite ou - em uma porcentagem muito pequena de pacientes - pode causar infecções muito graves com um índice de mortalidade bastante alto", disse Kinner.

A doença foi descrita por Hipócrates, na Grécia, cerca de 500 aC e eclodiu na França no século 18. Ela desapareceu na década de 1930 e reapareceu em todo o mundo na metade da década de 1990. O Canadá e os Estados Unidos foram os países mais atingidos, com mais de 1.000 mortes anuais nos últimos anos.

A doença é tratada com antibióticos, mas os médicos temem que a bactéria causadora da infecção esteja se tornando mais resistente.

"Algumas cepas aprenderam como se tornar violentas e como enganar o sistema imunológico", alertou Low.

A doença é difícil de ser diagnosticada, pois tem sintomas similares à gripe. E pessoas mais velhas ou com doenças crônicas estão mais susceptíveis à doença, segundo especialistas.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários