Notícias de saúde

Grupo Britânico Lança Projeto de Transplante Para Diabete

29 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Uma entidade beneficente britânica lançou na sexta-feira um projeto de pesquisa que poderá levar à cura da diabete.

O grupo Diabetes UK disse que o programa é baseado no trabalho do médico canadense James Shapiro, que aperfeiçoou um procedimento de transplante de células produtoras de insulina para diabéticos.

Até agora, Shapiro e sua equipe transplantaram as células para 15 pacientes. Treze estão completamente livres da insulina e os outros dois estão ingerindo doses reduzidas.

"Temos todas as razões para creditar que podemos repetir o sucesso dessa equipe", disse Moira Murphy, diretora de pesquisa da Diabetes UK, em entrevista à imprensa.

As células produtoras de insulina, ou ilhotas de Langerhans, são na verdade agrupamentos de células do pâncreas. A insulina regula o nível do açúcar no corpo. Pessoas com diabete tipo 1 têm suas ilhotas destruídas pelo sistema imunológico.

Shapiro e sua equipe da Universidade de Alberta, em Edmonton, Canadá, refinaram o transplante de ilhotas usando drogas contra rejeição e ilhotas de dois doadores. A Diabetes UK espera reproduzir o experimento em sete centros na Grã-Bretanha.

Shapiro disse, no lançamento do programa, que o transplante não é eficaz para todos, mas apenas para pacientes graves, que passaram por vários comas. A operação dura 15 minutos.

A diabete pode causar distúrbios no fígado, derrames, ataques cardíacos, cegueira e problemas nervosos. Afeta 130 milhões de pessoas em todo o mundo e mata 2,8 milhões por ano.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários