Notícias de saúde

EUA Proíbem Importação de Carne do Brasil

06 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Os EUA seguiram na sexta-feira uma decisão canadense de temporariamente suspender a importação de produtos brasileiros feitos à base de carne por causa de preocupações de que estejam contaminados pelo mal da vaca louca.

"Esta decisão é uma ação temporária que depende da divulgação de dados pedidos para uma avaliação completa do risco da encefalopatia espongiforme bovina (BSE, na sigla em inglês)", disse o departamento norte-americano da Agricultura em comunicado.

O departamento disse que apesar de não haver evidências da BSE no Brasil, vai tomar ações adicionais se necessário para prevenir que a doença que destrói o cérebro do animal contaminado entre nos EUA.

A forma humana da BSE, uma variante do mal Creutzfeldt-Jakob, já matou mais de 80 pessoas que consumiram carne infectada.

O Canadá foi o primeiro país membro do Nafta a anunciar o banimento da importação de carne brasileira depois de receber informações que questionavam os controles de verificação usados pelas autoridades do país sobre a BSE. O Canadá disse que o Brasil importou animais vivos da Europa, região onde estão registrados o maior número de casos, até 1999.

O Ministério da Agricultura disse na sexta-feira que a proibição era "cientificamente injustificável", uma vez que não foi detectado nenhum caso da BSE no país.

Segundo a FDA, agência que controla a qualidade dos alimentos e remédios consumidos nos EUA, o mal da vaca louca nunca foi registrado nos EUA.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários