Notícias de saúde

Especialistas Querem Estender Proibição de Doação de Sangue

22 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Especialistas que assessoram a Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula drogas e alimentos nos Estados Unidos, recomendaram na quinta-feira que se estenda a proibição sobre doações de sangue àqueles que permaneceram por longos períodos na França, Irlanda e Portugal, para garantir que o estoque de sangue do país fique livre da doença da vaca louca.

Segundo os especialistas, não deve ser permitido a ninguém que tenha vivido em um desses países por dez anos ou mais a partir de 1980 doar sangue.

As doações de sangue já são proibidas nos Estados Unidos para as pessoas que viveram na Grã-Bretanha por seis meses ou mais de 1980 a 1996.

Teme-se que essas pessoas possam transmitir a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD), uma enfermidade que atinge o cérebro e é incurável e mortal. Acredita-se que a doença é causada pelo consumo de carne contaminada com a encelopatia espongiforme bovina (BSE), conhecida como doença da vaca louca.

Pelo menos 80 pessoas na Grã-Bretanha e duas na França morreram vítimas da nova CJD, desde que a doença foi identificada pela primeira vez.

Os assessores da FDA ainda estavam reunidos para decidir outras restrições.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários