Notícias de saúde

Finlândia Veta Doação de Sangue de Quem Viveu na Grã-Bretanha

30 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A Finlândia decidiu na segunda-feira proibir as doações de sangue de pessoas que viveram na Grã-Bretanha na década de 1980 ou início da de 1990, tornando-se o décimo país a tomar essa medida para reduzir o risco de disseminação da forma humana da doença da vaca louca.

Juhani Leikola, chefe do Serviço de Transfusão de Sangue da Cruz Vermelha finlandesa, disse à Reuters que a proibição indefinida terá início em 1o de abril e vai afetar pessoas que viveram na Grã-Bretanha por pelo menos seis meses em qualquer período entre 1980 e 1996.

Leikola afirmou que a Finlândia está impondo a proibição devido aos temores da nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD), a forma humana da encefalopatia espongiforme bovina (BSE), poder ser transmitida através do sangue, embora não existam evidências dessa relação.

"Essa é uma medida de precaução extrema, que foi tomada pois a Finlândia é um 'país limpo' em relação à doença da vaca louca e a única ameaça teoricamente possível em relação à forma humana pode ser o sangue", disse Leikola.

A Finlândia está seguindo os passos de seus parceiros da União Européia Áustria, Alemanha, Itália e França, que tomaram a mesma medida. A Suíça, os Estados Unidos, o Canadá, a Nova Zelândia e a Austrália possuem proibições similares, de acordo com Leikola.

Nenhum caso de BSE foi identificado em gados da Finlândia, Suécia e Áustria.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários