Notícias de saúde

Canadá libera doação de sangue de homens homo e bissexuais

02 de maio de 2022 (Bibliomed). Após anos de lutas de grupos LGBTQ e de outras entidades da sociedade civil, o Canadá retirou restrições à doação de sangue de homens gays e bissexuais. Na última quinta-feira (28/04), a Canada Health, autoridade de saúde do país, anunciou que eliminou a atual proibição de homens doarem sangue se tiverem feito sexo com outro homem nos últimos três meses. A proibição era vista por entidades LGBTQ como discriminação.

A partir de agora, a Canadian Blood Services, uma organização de caridade sem fins lucrativos que fornece sangue aos sistemas de saúde canadenses, examinará todos os doadores, independentemente do sexo ou da sexualidade, para comportamentos sexuais de alto risco por meio de um questionário de triagem de doadores.

De acordo com a organização, os doadores do sexo masculino não serão mais questionados se fizeram sexo com outro homem e, em vez disso, todos serão selecionados com base em seu histórico sexual. O novo sistema, que entrará em vigor em 30 de setembro, fará com que o doador em potencial seja perguntado se teve novos ou múltiplos parceiros sexuais nos últimos três meses. Se eles responderem sim a qualquer uma das perguntas, eles serão perguntados se fizeram sexo anal com algum de seus parceiros, ao qual uma resposta "sim" resultaria em que a pessoa tivesse que esperar pelo menos mais três meses para doar sangue.

O Canadá excluiu homens que fazem sexo com homens de doar sangue desde 1977 para evitar que o HIV contaminasse o suprimento de sangue. Em 1992 a proibição foi aprovada. O primeiro-ministro Justin Trudeau foi eleito em 2015 com o compromisso de acabar com essa pratica considerada discriminatória, e investiu mais de US$3,9 milhões em pesquisas para garantir a segurança do suprimento de sangue do país.

Fonte: Canada Health. April 28, 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários