Notícias de saúde

BRASIL: Pesquisa Mostra que Hábito de Assistir Televisão Engorda as Crianças

São Paulo, 18 de Janeiro (eHealthLA). Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprovou que quanto mais horas as crianças ficam assistindo televisão, maior o excesso de peso. Os pesquisadores verificaram que as chances de uma criança ganhar quilos a mais aumentam em 88% se ela passar mais de quatro horas diárias na frente da TV. Durante o estudo foram ouvidas 2.500 crianças, com idades entre sete e dez anos.

Psicólogos, especialistas em educação física e nutricionistas participam do programa Redução dos Riscos de Adoecer e Morrer na Maturidade (RRAMM), da Unifesp, destinado à rede pública de ensino, para dar dicas de como prevenir a obesidade e lidar com crianças que estão com quilos a mais.

Segundo a nutricionista Clarissa Magalhães, integrante do projeto, a falta orientação a respeito das conseqüências de uma alimentação e hábitos errados. “Estimular o hábito excessivo da televisão aumenta o risco das crianças se tornarem adultos obesos e, assim, estarão mais expostos a perigos como hipertensão e problemas cardiovasculares”, explica. O projeto também ressalta a importância do esporte.

EUA

Nos Estados Unidos, uma pesquisa da Universidade Tufts (Washington), revelou que as crianças que comem enquanto assistem à tevê desenvolvem hábitos nada saudáveis. Elas consomem em excesso carne vermelha, salgadinhos e pizza e optam menos por frutas e vegetais. O trabalho avaliou 91 famílias e constatou que quase metade desses lares tinha um aparelho de tevê ligado durante duas ou três refeições.

O problema da obesidade pode aparecer desde os seis meses de idade, quando as mães superalimentam os filhos. Ma é entre os sete e os dez anos, que a criança forma seus hábitos.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários