Notícias de saúde

Estudo associa obesidade em crianças pequenas à televisão

13 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). Pesquisas anteriores realizadas sobre obesidade já haviam detectado a relação entre o problema em crianças acima de quatro anos e o hábito de assistir televisão: rouba o tempo que poderia ser dedicado à atividades físicas e incentiva os lanches fora de hora. Mas um novo estudo, publicado recentemente na revista Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria sugere que essa relação se estende à crianças muito pequenas, entre um e quatro anos e pode ser mais prejudicial quando as crianças assistem os programas na cama. “Como a maioria das crianças já assiste televisão a partir de dois anos, os esforços educacionais para limitar o acesso e manter a televisão do lado de fora do quarto precisam começar muito cedo”, afirmaram os pesquisadores.

O estudo foi realizado na Universidade Colúmbia e na Basset Healthcare, ambos em Nova York (EUA), com base na análise de 2.761 crianças brancas, negras e hispânicas, em idade pré-escolar e com baixa renda. Segundo os pesquisadores, o estudo mostrou que o predomínio de crianças acima do peso estava associado claramente à quantidade de tempo, medido em horas diárias, que as crianças assistiam televisão ou vídeos. A pesquisa revelou que as crianças que tinham o aparelho dentro do quarto assistiam televisão quase cinco horas por semana a mais do que as outras. “Essas crianças devem assistir mais TV do que os pais imaginam ou um aparelho no quarto pode ser indicador de outros comportamentos que contribuem para a obesidade infantil”, explicaram.

Durante o estudo, os pesquisadores observaram também que o tempo gasto pelas crianças em frente à televisão estava fortemente influenciado por fatores demográficos. Semelhante aos estudos anteriormente realizados com crianças em idade escolar e adolescentes, a nova pesquisa revelou que as crianças brancas assistiam menos televisão. No Brasil, conforme estimativas da Sociedade Brasileira de Pediatria, cerca de 15% das crianças são obesas e outros 15% estão com o peso acima do ideal para a sua idade.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários