Notícias de saúde

Ficar na frente do computador pode interferir no sono

24 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Muitas pessoas só desligam a televisão ou o computador quando vão dormir. Segundo pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) esse hábito pode trazer prejuízos ao sono. Analisando 1.978 estudantes universitários, o estudo se baseou em questionários que continham perguntas sobre o padrão de utilização da televisão e computador durante os dias da semana e a percepção dos estudantes sobre seu sono.

As telas do computador e da televisão emanam luzes que podem prejudicar o sono posterior, pois "a intensidade, variação e timing da luz projetada na retina por estes aparelhos alteram a liberação de melatonina (hormônio que controla o sono) no corpo, resultando em mudanças na qualidade do sono", afirmam Gema Mesquita e Rubens Simão, autores do estudo.

Jovens que disseram usar o computador entre 19h e 22h ou entre 19h e 24h relataram pior qualidade de sono. Pesquisas anteriores relacionavam o hábito de assistir televisão por três ou mais horas consecutivas aumentava o risco de problemas de sono, tese que não foi encontrada na pesquisa de Mesquita e Simão, já que os jovens que assistiam televisão por esse período de tempo não registraram influências negativas na qualidade de seu sono.

Segundo os pesquisadores, as diferenças encontradas podem ser por causa das experiências de usar o computador e a televisão não é a mesma, mesmo a tela deles sendo parecidas. Quando se assiste televisão, normalmente, mantém-se uma distância significativa da tela, o que não acontece no computador, onde se fica entre 50 ou 70 centímetros do monitor, sendo raramente descontinuada. “Em contraste, ver televisão é menos contínuo ou intenso, de forma que os telespectadores descontinuam esta atividade temporariamente com mais prontidão", consideram os autores, supondo que estas diferenças podem ser responsáveis pelo impacto maior que o uso de computadores registrou.

Fonte: Arquivos de Neuro-Psiquiatria, dezembro de 2010

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários